segunda-feira, 19 de julho de 2010

Analógico vs. digital

No passado sábado começei um curso de fotografia analógica.

Vamos fazer fotogramas, revelação, e finalmente vou fazer pinhole!

Adoro digital mas também gosto muito de analógico. Não sou contra nem um nem outro método porque o que eu gosto mesmo é do resultado final. Por isso gosto de fotos em digital, em filme ou Polaroids!
Não sou fã incondicional de todo o processamento embora também goste de o fazer. Normalmente trabalho com digital em modo manual porque gosto de ser eu a fazer tudo, mas já fiz captações em automático porque há situações em que sei que naquele modo o resultado será melhor.

Mas não posso de todo dizer que só em analógico se faz fotografia de verdade e que toda a criatividade está no analógico. Nem acho que faz sentido fazer manipulação em laboratório e ser contra a manipulação digital! Acho que com o digital podemos perder tempo noutras coisas, dar largas á imaginação quando fazemos a captação e perder aí mais tempo. ou trabalhar mais na edição de modo a melhorar uma foto. Ou gastar mais dinheiro numa viagem para fazer umas fotos ao invés de gastar um valor absurdo em quimicos e papéis. Agora a questão podia ser que "qualquer um pode fazer uma boa foto". Pois pode. Mas é como aquele quadro pintado apenas com uma cor e uma linha no meio. Qualquer um podia ter feito. Mas não fez. Foi aquele artista que teve a ideia e concretizou.

Agora é tudo uma questão de bom senso, não copiar os trabalhos dos outros artistas e ser moderado na edição são os meus lemas. Sou contra o plágio embora pense que nos dias de hoje alguém pode estar a plagiar sem saber, porque há tanta oferta, tantos artistas, tantas ideias que ás tantas há-de aparecer um ou outro trabalho semelhante ao de alguém. Edição para mim é melhorar uma foto sem exagerar. E isso é algo que cada um deve procurar na sua evolução enquanto artista, é uma coisa que se vai desenvolvendo em nós quando começamos a aperfeiçoar o nosso trabalho.

Eu pergunto-me uma coisa: quando alguém que afirma gostar apenas de analógico vê uma exposição em digital, se não souber que é digital só terá uma opinião depois de analisar o trabalho e perceber se é digital ou analógico? Será isto possível?
Quando alguém olha para uma coisa ela transmite-lhe algo e quase automáticamente ela gosta ou não. Para mim "uma imagem vale mais que mil palavras", há quem pense que só vale se for analógica.

Será isso gostar de fotografia?

Não terá valor o trabalho de fotógrafos que passam semanas longe de casa, que têm de pedir autorizações para chegar a locais ermos, que têm de organizar-se minuciosamente de forma a ter tudo o que se precisa no local,que passa horas a seleccionar imagens, a editá-las, que gasta um dinheirão em equipamento para nos mostrar o mundo lá fora em guerras, ou no fundo do mar? Não terá valor o esforço de alguém que mesmo com pouco equipamento estuda e se esforça por melhorar o seu trabalho todos os dias?
Não terá esta minha foto valor algum só porque a fiz em digital, em menos de 5 minutos e a editei no camera raw? Para mim tem, tem significado, é bonita e transmite-me algo de bom. E para mim é o suficiente.

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial