sábado, 5 de março de 2011

Internet segura???

Qual quê?!
Quando penso nas coisas que a minha miuda pode ver na net sem querer, até me arrepio!
Hoje fui ao mercado e comprei flores. Eu e o vendedor falámos de flores, nomes técnicos e nomes comuns e quando voltei decidi ir ver imagens de plantas na net. Entretanto lembrei-me de um nome, mas não me lembrava que flor era, escrevi 'miosotis' no google e cliquei no separador 'imagens'.
Além de ver a flor, vi também uma senhora afro-americana em poses muito pouco lisonjeiras, mostrando os seus peitos DEMASIADO grandes (demasiado em maiusculas porque são realmente grandes e não me lembro de nada maior que 'demasiado' em maiusculas). Como se não bastasse o facto de ver a senhora a mostrar o que tem de sobra, ainda vi a senhora em pleno ato sexual (Sim, ato. Tem de ser...).

Nisto pus-me a pensar: bem, é ofensivo, mas não é nada que não tivesse já visto.
Mas... e a minha filha de 9 anos??? Que é uma doce e inocente menina?! Para já ela não usa o pc sózinha, tanto quanto sei nem em casa nem em lugar algum. Mas o que é certo é que já tem TPCs que incentivam a pesquisa. Eu já a ajudei a pesquisar dados para trabalhos da escola. Por acaso nessas alturas penso: e se de repente aparece algo ofensivo? O que digo e faço? Não é que ela não saiba mais ou menos o que é, já deu a parte do corpo humano e da reprodução na escola e eu já abordei a questão do periodo, parto, contraceção (uuui! aqui fica mesmo estranho não levar o 'p'!), ginecologia, etc. Mas a questão do sexo explícito é ofensiva pela forma como se apresenta.

Um destes dias fui a Santarém. Era domingo e demos uma volta pela cidade, vimos vários lugares e passeámos a pé pelas ruas de comércio tradicional. Havia uma pastelaria (e segundo a Sara, uma das mais antigas da cidade, senão a mais antiga). Só quando chegámos perto, vimos que na montra havia bonecas e bonecos feitos de massapão, em posições do Kama Sutra. Não só era feio pelas posições em si, mas como os bonecos tinham os orgãos sexuais BEM visiveis, se tornava obsceno. Não tive tempo de me pôr à frente da montra ou de desviar as atenções dela, a minha filha já tinha visto.
Primeiro não disse nada, mas eu vi a expressão na cara dela. Era um misto de tristeza, choque, vergonha...
Pus o meu braço por cima dela e perguntei-lhe se tinha visto. Ela disse que sim. Disse-me com cara de quem estava repugnado com aquilo "Era feio, parecia que estavam a gozar". Já nem me lembro bem do que lhe disse, mas fiquei mesmo triste. É assim que se estraga um passeio e a doce inocência de ser criança. Ás vezes gostava mesmo que a sociedade regredisse pelo menos 50 anos.
É que não há bom senso! Passou-se diretamente da opressão para o exagero. É um exibicionismo!
É como na praia. Estamos nós muito bem, descansadinhos da vida e eis que aparece alguém que decide pôr as maminhas a apanhar sol. É pá, eu não tenho nada contra mas isso incomoda-me. Fica a minha filha admirada por tar a ver as mamas a alguém que não conhece de lado nenhum, o meu marido não se espanta, mas muito sinceramente prefere não ver e eu que estava tão sossegada só a pensar no sol, no mar e no fato de naquele dia não estar a trabalhar, tenho de estar a ver as partes intimas a alguém. Ah, e mais: se eu ou o meu marido, que já lá estávamos, tirarmos a máquina para fotografar alguma coisa, seremos seguidos com o olhar para onde quer que nos viremos, não vá se dar o caso de tirarmos uma fotografia ás mamas de alguém... ó céus! Será que as pessoas não se apercebem que incomodam os outros ou será que gostam mesmo de o fazer? Ainda não entendi.
Nos espetáculos de teatro/dança acontece a mesma coisa. Mas quando é que vão entender que isso não é de todo necessário? Não é a nudez que faz com que algo seja bom. Chama a atenção, sim, pode ser. Mas será no bom sentido? Valerá a pena? Ou como dizia antes: será uma questão de exibicionismo? Porque não se exibem aos seus companheiros de vida? Não é para isso que nós partilhamos a vida com alguém: para partilharmos tudo? O que eu tenho para exibir, exibo ao meu e garanto que é bom para os dois :)

Podem dizer que ver um corpo nu é bonito... sim, pode ser. Por acaso vejo o meu todos os dias ao espelho quando vou tomar banho. E não sinto a menor necessidade de o mostrar a toda a gente. Nem sinto votade de ver o dos outros. São todos parecidos! E se queremos ver corpos, hoje em dia basta ligar a tv. É nas novelas, nos filmes, nas séries... para dizer a verdade, prefiro ver um belo vestido, um bonito tailleur ou um elegante fato de banho.

Etiquetas:

3 Comentários:

Blogger khairun disse...

It has been a while since I visited your blog. I love the new look!
I'm trying to improve my Portuguese. A good way of doing this is to read your blog!

all the best
Khairun

6 de abril de 2011 às 12:13  
Blogger Mónica disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

7 de abril de 2011 às 11:09  
Blogger Mónica disse...

Hi Khairun! I'm glad for your visit, hope you're doing well. It's good to 'see you' once in a while, I can feel you change the way I did when I became a mother. It's a wonderful process of grownth to two diferent kind of beings (chidren and adults) ♥
For your portuguese improvement: the translate button helps?

7 de abril de 2011 às 11:09  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial