sexta-feira, 23 de abril de 2010

Filtro polarizador - céu

Tal como prometido, fiz os testes do filtro polarizador relativamente ao céu. Atenção que o meu filtro não é dos mais caros, portanto não deve ser dos melhores. Ontem li que os filtros de má qualidade podem não conseguir polarizar o céu de modo uniforme quando se trata de uma imagem ampla, captada com uma objectiva grande-angular. Penso que é possível isso acontecer com o meu. Mas eu também não costumo fazer muitas fotos de grande angular e provavelmente nunca vou pôr as minhas mãozinhas numa "olho-de-peixe", por isso não há problema de comprar um filtro barato.
Portanto, a imagem superior esquerda é a única que não tem filtro, todas as outras 3 têm filtro, para que se vejam os resultados diferentes que se podem obter rodando o filtro. O céu pode ficar mais ou menos escuro e as tonalidades podem ficar mais "amareladas" ou mais "azuladas", tudo isto também varia consoante a nossa posição em relação ao sol, que nunca deve ser de frente, pois nesse caso o filtro não apresenta alterações. E penso que se perde um pouco de luz, não sei se todos os polarizadores fazem isso ou se é só o meu que é barato.

Eu gostei muito deste filtro, causa realmente um grande impacto em determinadas imagens e volto a repetir: o photoshop faz maravilhas mas não faz milagres. E por vezes é crucial apresentar bons resultados sem photoshop, como em concursos, por exemplo. Por vezes há regras que ditam que "os trabalhos apresentados não podem ser manipulados". E aí, o que se faz? Usam-se outros truques!

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial