quarta-feira, 21 de abril de 2010

Filtro de efeitos

Magia... com tesoura, cartolina preta, fita gaffa e imaginação.
Com estes materiais fiz uma "tampa de objectiva", a minha por acaso é uma tampa de objectiva/porta filtros de cartolina. Com esta maravilha fazem-se fotos que parecem photoshop. Mas não são!
A prova viva que a criatividade é a nossa maior arma.
Esta tampa de objectiva deixa apenas uma abertura ao meio, na qual podemos recortar a forma que quisermos. Depois é fotografar vários pontos de luz e em cada um deles aparece a forma recortada.
O seu uso depende da objectiva porque no meu caso usei com a 18-55mm e não deu em nada.
Só consegui ver efeitos com a 55-200mm nos 200mm, abaixo disso não se notam grandes diferenças.
Depois também tem a ver com a focagem, a dimensão das formas varia de acordo com a focagem.
É colocar a focagem em modo manual e ajustar a gosto. Outra coisa: a nossa distância do assunto também influencia muito, neste caso eu estive a cerca de 1,5mt de distância do assunto.
Dá trabalho... mas vale a pena. Ou podemos sempre comprar uma lensbaby com discos de diafragma personalizáveis e fazer mais ou menos a mesma coisa.
E perder uma experiência maravilhosa.
Há uma outra experiência que queria fazer que é construir uma máquina pinhole (diz-se pin-hole) . Já pedi ajuda mas ninguém se candidata! É um trabalho meio complicado e eu não queria estragar os materiais.
É que é fotografia analógica e sempre que penso nisso sinto nostalgia e vontade de me dedicar, mas depois lembro-me dos preços de revelação e até me arrepio. Isso sim, era uma arte. E não era para todos.
Está quase aí o dia mundial da fotografia pinhole (dia 25 de abril), quem não sabe vá pesquisar, é lindo, quem gosta de fotografia devia saber o que é pinhole, todos nós lhe devemos muito.
Façam uma máquina ou comprem uma, há umas tããããão giras! E comemorem!

Etiquetas: , ,

4 Comentários:

Blogger Gatas e Meadas Ateliê disse...

Oi, Monica! Teu blog está lindo!!! Repaginado, cheio de fotos novas. Aliás, fotografia também é uma de minhas paixões, além do artesanato. Mas esta paixão está um pouco de lado. Ultimamente, vivo para meus patchworks, crochês, e outras artes. Parabéns pelo novo blog. Eu já era fã do antigo e agora, mais ainda. Quando puder, visite o meu cantinho. Filó da Vovó http://sandra40.wordpress.com
Beijos e muita sorte!

22 de abril de 2010 às 12:07  
Blogger Mónica disse...

Obrigada! Olha, o meu caso é quase o contrário, os meus crochés andam um bocadinho esquecidos...
Tenho pena que o meu dia não tenha 48h, para poder dedicar-me mais a outras coisas.
No outro dia o meu marido disse-me que eu havia de gostar de ter uma wii. Eu disse-lhe logo: "Para quê? Eu já gosto de tanta coisa. Por favor, mais hobbies não! :)
(na verdade gostava de experimentar, sim. sshh, é segredo!)

22 de abril de 2010 às 17:04  
Blogger Claudia disse...

Nossa, Mónica!! estou aqui maravilhada com a beleza das tuas fotos!!! que cores, que olhar sensível!! festa para os olhos!!
que bom que está de volta!!
beijinho

22 de abril de 2010 às 17:25  
Blogger Mónica disse...

Obrigada, linda! :)

22 de abril de 2010 às 21:04  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial